INICIO LAYOUT PAINEL POSTAGEM

sábado, 19 de julho de 2008

Cortina de hashi

Gente, achei essa idéia bem interessante.Foi enviada por Patricia ao grupo "artesanato e amigas" VALEU!!!!







Cortina de hashi
(Texto: Juliana Tieko Octavini/NB Fotos: Luiz Fernando Pelegrini/RH Fotografias)
O que você faz com aqueles hashi descartáveis, depois de usá-los? Joga fora? Pois o Grupo de Mães Amigas da Casa do Zezinho (GMACZ), da ONG Casa do Zezinho, em parceria com a ONG Mundaréu, descobriu uma forma de reciclá-los.
Com cerca de 360 hashi, eles criaram uma cortina para dividir ambientes. Mas, se você preferir, pode fazer uma para colocar na janela. Neste caso, o número de hashi será menor.
Em vez de hashi usados, você pode comprar os hashi descartáveis, que são vendidos em lojas de artigos orientais. Confira esta idéia original e monte a sua!



Material
• Cerca de 360 hashi• 1 metro de chita• Cola branca diluída em água (em proporções iguais)• Pincel• fita métrica• 1 varão de madeira de 82 cm x 1,5 cm• 1 molde feito de papelão com 80 cm x 6 cm, cortado em um dos lados a cada 2 cm, formando um tipo de franja com 40 dentes





Passo-a-passo



1- Antes de começar, é preciso lavar e esperar secar bem os hashi. Em seguida, corte uma faixa de 90 cm de tecido e, com o auxílio de uma régua, risque quadrados de 4 cm x 2,5 cm. Você irá precisar de, aproximadamente, 160 quadradinhos.

2- Depois, corte os quadradinhos.





3- Agora, corte mais uma faixa do tecido, na medida de 90 cm de comprimento por 18 cm de largura. Dobre-a ao meio.

4- Pegue o molde de papelão, coloque-o sobre o tecido e risque.







5- Em seguida, corte os traçados conforme pede o molde.
6- Com a ajuda do pincel, passe cola em cerca de 2 cm da ponta dos hashi.

7- Pegue um quadradinho de tecido e enrole nos hashi, deixando 1 cm de distância entre eles. É importante ressaltar que eles precisam ser de extremidades diferentes.
8- Faça o mesmo com aquela parte do tecido cortada no passo 5. Só que, desta vez, utilizando apenas um hashi, não se esquecendo de intercalar as extremidades.

9- Depois, é só ir emendando cada extremidade com os tecidos, conforme mostra a figura.
10- Está pronta a sua cortina.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gente, não sei o que acontece... o pano desfia, o hashi não cola no tecido, gastei o unico $$ que tinha no momento e até agora não deu certo. É uma pena, mais nem tudo que postam da certo!

Anônimo disse...

Para Anônimo
A cola ideal para este trabalho é a cascorez rotulo azul, ou cola pano.